Carro sem Condutor Google

Já foi emitida a primeira licença para testar carros que se conduzem a si próprios na via pública.

Esta licença foi passada à Google pelo estado do nevada na passada segunda feira, depois de vários testes realizados em Las Vegas e Carson, que demonstraram que o carro é tão seguro quanto um conduzido por um humano.

Esta licença obriga a que a Google, quando realizar algum teste, tenha sempre duas pessoas dentro do carro, uma no lugar do condutor e outra com a função de monitorizar o computador que mostra a rota traçada, os semáforos bem como zelar pela segurança em caso de alguma coisa correr menos bem. Esta tecnologia foi aplicada num Toyota Prius, e muito basicamente consiste num piloto automático que conduz o carro com pouca ou nenhuma intervenção humana.

No tejadilho, na grelha frontal e na traseira, foram montados  radares a laser que têm como função detetar qualquer objeto que se aproxime do carro (peões, ciclistas e outros veículos). Ou seja estes radares criam uma zona de segurança em torno de todo o carro que transmitem ao “piloto automático” que tem de evitar o obstáculo. Esta tecnologia inclui bem mais instrumentos que controlam o carro, como podem ver na imagem, e outro mais que não foram revelados pela Google. Em suma estamos perante uma “jóia” da tecnologia que esperamos que se torne viável para produção e comercialização para o grande público.

Foram emitidas licenças para 3 veículos, que terão matrículas vermelhas e um símbolo de infinito, que representa o estatuto de carro do futuro.

Deixamos um vídeo com um dos testes, em que ao volante segue uma pessoa invisual.

Related Posts with Thumbnails

  1. No comments yet.

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: