Nikon: Aplicativos grátis

Hoje quero-vos apresentar três aplicativos (se bem que um deles não consegui testar) gratuitos que são imensamente úteis quando pretendemos fazer fotografia de estúdio. Antes de mais, não existe de momento melhor aplicativo para fotografia de estúdio que o Camera Control Pro 2. Este aplicativo permite-nos obter o controlo remoto das definições da maior parte das câmaras DSLR da Nikon. A ligação entre o computador e a câmara pode ser feita com um cabo USB ou através de uma rede LAN, com ou sem fios. O  Camera Control Pro 2 suporta as funcionalidades habituais e avançadas da câmara, incluindo LiveView, sistema de Controlo de Imagem e Viewer, que permitem conjuntamente a pré-visualização e selecção de imagens antes da transferência para um computador. O único senão deste aplicativo, se assim se puder afirmar, é que o mesmo é pago, se bem que, importa salientar, dadas as características e possibilidades do Camera Control Pro 2, acho que o seu custo de cerca de 135€, até não é nada de extraordinário quando queremos obter bons resultados nos nossos trabalhos fotográficos.

Camera Control Pro 2

Camera Control Pro 2

Mas a verdade é que o título que escolhi para este artigo foi aplicativos grátis, por isso vamos lá debruçar-mo-nos um pouquinho sobre eles.

O aplicativo que me pareceu mais interessante logo à partida foi o Nikon Camera Control, no entanto, mesmo após ler e respeitar todos os requerimentos necessários para instalar este aplicativo, tais como o .Net Framework 4, a verdade é que nunca o consegui colocar em funcionamento. O mais longe que consegui foi visualizar esta magnífica mensagem e, nem mesmo tentando-o correr em modo de compatibilidade funcionou.

Nikon Camera Control

Nikon Camera Control

Enfim, acabei por desistir e passar o seguinte. Mas antes disso, sugiro-vos que visitem a página oficial do Nikon Camera Control e o descarreguem, pois, como podem ver na imagem abaixo o Nikon Camera Control parece ser bastante intuitivo e funcional (quando funciona, claro está!).

Nikon Camera Control operacional

Nikon Camera Control operacional

Este aplicativo premite-nos, tal como o  Camera Control Pro 2, controlar remotamente as câmeras DSLR Nikon através de um PC. Entre as suas mais variadas funcionalidades destaco a possibilidade de suportar a captação de imagens em formato RAW, visualizar o histograma, rever as mesmas em tela cheia e suporte de liveview. Como podem ver, bastante interessante. Peço apenas que, no caso de conseguirem executar o aplicativo nos façam chegar as vossas opiniões. Agora sim, passemos ao próximo.

A aplicação que testei de seguida foi a SM tether, já na versão 1.5. Digo já porque ainda há cerca de um ano esta aplicação ainda não existia. O  SM tether, não de imediato o meu favorito, não porque não responda às necessidades imediatas de uma aplicação de controle remoto, mas em grande parte, pela sua estrutura gráfica. O  SM tether possui um ambiente escuro, pouco intuitivo que em nada favorece a aplicação. À parte disso, importa salientar que embora esteja já na sua versão 1.5, os bugs são ainda mais que muitos, não reconhecendo por vezes quer a distância, quer a abertura suportada pelo equipamento e apresentando valores que a objectiva não tolera.

SM tether

SM tether

Não suporta ainda livevew, nem ficheiros em estado cru (RAW / NEF), ou seja, embora não seja uma má alternativa para umas brincadeiras lá em casa, a verdade é que não é nem de longe, nem de perto, uma opção a ter em conta quando pensamos usar a fotografia num estado mais profissional.

Assim, passei de imediato para a última aplicação deste leque de três gratuitas em que, uma não funcionou de todo e a outra não é, pelo menos para mim, uma opção credível, pelo menos por agora.

Ora, o  DCamCapture ainda não chegou à sua versão número e, tal como o  Nikon Camera Control encontram-se ainda em versões Beta, no entanto, ambas oferecem mais funcionalidades que o  SM tether, que se encontra já na sua versão 1.5. O  DCamCapture possui um ambiente limpo e muito prático como podem, aliás, observar na imagem abaixo.

DCamCapture

DCamCapture

O  DCamCapture foi já testado com sucesso nos modelos Nikon  D40, D40, D60, D80, D90, D5000, D7000, D200, D300, D300, D700, D3, D3s e D3x. Suporta livevew com possibilidade de gravação de vídeo, possibilidade de captar sequências de imagens, entre outras funcionalidades interessantes, o que o tornam, no meu caso, e pelo motivo já acima descrito, como sendo a única alternativa viável ao  Camera Control Pro 2 da Nikon.

Façam os vossos testes e dê-nos o vosso comentário.

Related Posts with Thumbnails

    • Arthur Torquato
    • Nov 1st. 2013 3:30am

    E esse tripé com notebook? Onde comprou?
    Estou com uma Nikon n D5100, mas até agora não consegui liga-la ao Windows 7.

    • É um tripé normal, com uma barra. Qualquer loja especializada em fotografia de Natureza tem um destes tripés! É para Portugal, Brasil…

    • neandro
    • Dez 20th. 2013 6:26pm

    cara a nikon d3100 tb eh possivel ?

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: