Canon 600D vs Nikon D5100 (parte 2)

Na primeira parte desta análise observamos aspectos tais como o sensor de ambos os corpos, a sua qualidade de imagem, alguns pormenores ópticos e pontos de focagem. Até ao momento, a Nikon D5100 foi claramente superior, no entanto, pelo menos para já, acredito que o jogo talvez se vá inverter. Comecemos pelo monitor. Ambos os corpos (Canon EOS 600D e Nikon D5100) oferecem um monitor LCD de 3″ ou seja 76 mm, no entanto, enquanto que a Nikon colocou apenas 921 mil pontos no seu monitor, a Canon disponibiliza algo como 1 milhão e 49 mil pontos. Embora não seja nada de muito notório, a verdade é que qualquer melhoria em termos de imagem é sempre bem vindo.

Tanto a Canon EOS 600D como a Nikon D5100 oferecem igualmente as mesmas velocidades de obturação, velocidades essas que vão desde 30 segundos a 1/4000.  Ambas permitem o disparo retardado. A Canon oferece apenas a opção de: ou 2 segundos, ou 10 segundos. Pessoalmente, para mim é suficiente e indicado, mas mesmo assim, a Nikon oferece outras opções: 2, 5, 10 ou 20 segundos de atraso no disparo. Em relação à velocidade de disparo, ou seja, de captação de quadros por segundo, a Nikon oferece 4 quadros por segundo e a Canon 3,7 quadros por segundo. A diferença é nula… pode-se dizer. Ah! Se necessitar de usar flash recorde-se que a Canon EOS 600D permite que se distancie um metro mais do objeto, por outras palavras, enquanto que com a Nikon pode fotografar a 12 metros do objeto em causa, com a Canon, pode-o fazer a 13 metros. É importante? Sim, pode sê-lo!

Deixando agora a fotografia um pouco de lado, vamo-nos debruçar um pouco sobre o vídeo. Neste campo, arrisco-me a dizer que a Canon deverá claramente arrecadar este prémio. Aliás, até há muito pouco tempo a Nikon nem sequer estava há altura de qualquer comparativo. Hoje em dia, embora ainda não seja um rival no que toca à fotografia, pelo menos se comparado com a Canon, a verdade é que já consegue estar praticamente à altura e, aqui ou ali, ser igualmente fator de diferenciação.

Bem, ambos os corpos captam imagem em 1920×1080 pixeis, ou seja em HD. A Canon porém é sempre superior no que à contagem de quadros por segundo consegue captar.

Para finalizar podemos dizer que até em termos de peso ambos os corpos são semelhantes, pesando ambos cerca de 570 Grs. Aliás, até em tamanhão são semelhantes tendo ambas cerca de 130 mm de comprimento, contra 100 mm de altura e cerca de 80 mm de profundidade.

Já sabe qual escolher? Se ainda não, deixo-lhe aqui dois vídeos de Gordon Laing, editor da Camera Labs.

Aqui a 2.ª parte do vídeo

fontes: DxoMark  |  DigitalReview  |  DpReview

Related Posts with Thumbnails

    • theodoro neto
    • Nov 17th. 2012 2:09am

    Paulo,
    Boa noite!!!

    gostei muito da tua análise sobre as câmeras Nikon D5100 e Canon T3i,
    mas um ponto em que não vejo ser muito abordado e tenho uma curiosidade muito grande é na questão do preço das lentes. dizem q as lentes da Nikon são muito mais caras do que da Canon…
    É verdade??? compensa comprar uma D 5100 e depois arcar com o custo das lentes Nikon???

    faço esta pergunta pq tenho interesse em comprar um desses modelos.

    abçs
    theodoro neto
    Brasil – rio de janeiro

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: