A Impressão Digital é mais barata?

A crescente e constante evolução da tecnologia relativa à impressão digital, trouxe consigo enormes avanços técnicos, mais opções e novas e melhores funcionalidades para impressão comercial, empresarial e de marketing atual. No entanto, no meio de tudo isto, as pessoas confundem-se e chegam a um ponto que não sabem qual o melhor processo de impressão: se o digital, se o offsset. Vamos, hoje, tentar ajudar um pouco nesse sentido.

Impressão offset, corpo a corpo | Imagem: www.tisk-knjig.si

Impressão offset, corpo a corpo | Imagem: www.tisk-knjig.si

Antes de continuar, julgo ser importante recordar como funciona o atual sistema de impressão offsset convencional, também chamado de litografia offset. O sistema offsset tradicional (processo de impressão indirecta) funciona com matrizes produzidas através do uso de chapas de alumínio que servem de meio de gravação e, ao mesmo tempo, como meio de transferência da imagem para o material físico a imprimir (normalmente papel). O sistema offset tradicional é, desde a segunda metade do século passado, o principal processo de impressão e o mais usado, tanto em embalagens como os mais variados documentos impressos e de marketing, garantindo sempre uma excelente  qualidade (a qualidade média cifra-se em 175~200 linhas) para médias e grandes tiragens em praticamente em qualquer tipo de papel e, inclusive, alguns suportes “plásticos”, como por exemplo o poliestireno.

Sistema de impressão Offset | Imagem: portaldasartesgraficas.com
Sistema de impressão Offset | Imagem: portaldasartesgraficas.com

No sistema de impressão indirecta, como já referido anteriormente, existe um objecto entre a matriz e o papel, ao qual se deu o nome de cauchú ou blanqueta. A imagem encontra-se na matriz (antigamente, era necessário o uso de fotolitos para passar a imagem do computador para a chapa. Hoje em dia esse processo é feito automaticamente através do uso de CPS’s) denominada de  chapa e, daqui é transferida para um cilindro coberto com borracha (o tal cauchú) e daí, finalmente, para o suporte físico, vulgarmente papel. Em suma podemos dizer que a matriz (chapa) imprime o cauchú e este o papel. Como podemos ver na imagem, este processo tem de ser repetido por cada cor (CMYK), uma vez que cada corpo da máquina possui apenas uma cor; por outras palavras, a “impressora” imprime uma cor de cada vez até, por adição, imprimir todo o trabalho.

A impressão digital por sua vez, funciona através de um processo muito mais simples e elimina grande parte desta mecânica convencional e acima de tudo, reduz enormemente os custo de preparação e acerto de máquina, sendo por isso muito útil e prática para a realização de provas de cor e alguns trabalhos. Mas… quais as vantagens e desvantagens? Qual é a melhor opção?

Vantagens da impressão  Digital

  • Tempos de execução extremamente mais curtos.
  • Não necessita de acertos de cor, pois a primeira impressão é igual à última.
  • Tiragem certa; menos desperdício e menos variações.
  • Custo mais baixo até cerca de 1250 tiragens.
  • Impressão de dados variáveis.

 

Vantagens de Offset

  • Maior qualidade de imagem.
  • Maior gama de suportes e superfícies de impressão.
  • O custo unitário cai imenso quando a quantidade sobe.
  • Possibilidade de, em impressão folha a folha, suportar formatos maiores de impressão, logo melhor aproveitamento e menores tiragens.

 

 Ainda indeciso? Aqui vai mais uma ajuda:

Quantidade: A impressão offset tem bastantes custos fixos. Em pequenas tiragens o custo da impressão offsset será certamente elevado, mas se aumentar as quantidades, o o custo unitário cai imenso na impressão offset, pois ao contrário da impressão digital, os seus custos variáveis são bastante reduzidos. Em suma: pequenas quantidades opte pela impressão digital, mas em grandes quantidades pense offset.

Suporte de impressão: Necessita de um papel especial ou de um acabamento fora do comum? Pois bem, embora as opções de diferentes materiais e acabamentos estejam a aumentar de dia para dia no mundo do digital, a verdade é que a impressão offset ainda é quem oferece maior flexibilidade.

Cor: As máquina de impressão digital usam normalmente quatro cores (CMYK) de impressão no seu processo, embora algumas já imprimam também em cores Pantone® (cores directas).

 Se necessitar apenas de efectuar uma impressão a uma cor, por exemplo verde, a melhor opção será sem dúvida a impressão offset, pois na impressão digital será necessário recorrer ao sistema de quadricromia, enquanto que no sistema offset, a mesma impressão poderá ser executada recorrendo apenas a uma cor composta (neste caso, o verde).

Se necessita de uma impressão em selecção de cor ou quadricromia (vulgarmente chamada de impressão a quatro cores) o ideal poderá ser a impressão digital, pois quase de certeza irá oferecer-lhe menores custos iniciais.

Se por outro lado planeia efectuar uma impressão em cores directas através do Pantone Matching System ®, a impressão offset vai-lhe oferecer uma maior gama de cores, uma melhor correspondência e maior realismo.

impressao digital Heidelberg | imagem: www.instantprinting.org

impressao digital Heidelberg | imagem: www.instantprinting.org

Prazos: Se o prazo é curto, o digital oferece-lhe quase sempre melhores prazos de entrega.

Povas de cor: O Digital oferece provas precisas e no material que deseja imprimir no final o seu projecto. As provas de cor no processo offset são extremamente caras, quase proibitivas.

Personalização: Não pense mais! A impressão digital oferece-lhe esse serviço a um custo impossível de combater no processo offset, por isso, bem que podemos dizer que impressão personalizada, só se for impressão digital.

Ainda continua com dúvidas? Coloque-as, quem sabe poderemos ajudá-lo.

Related Posts with Thumbnails

    • Paula
    • Nov 12th. 2013 11:40am

    Gostei muito do artigo. Fiquei esclarecida, quanto a às opções a tomar. Mas, de facto, estou com muita dificuldade em encontrar gráficas que imprimam embalagens em cartolina (ramo alimentar) em baixa quantidade e em digital. Pode, por favor, ajudar-me?

    Obrigada!

    • Olá Paula,
      De facto isso prende-se muito com o formato máximo normalmente encontrado em Portugal. Sa-be dizer que tipo de embalagem pretende? Talvez a possa encaminhar.

        • Paula
        • Nov 21st. 2013 4:45pm

        Olá Paulo,
        Antes de mais agradeço a sua resposta. As embalagens são do tipo cupcakes.
        Espero que me consiga encaminhar.
        Obrigada!

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: