Eleições Legislativas: 1995 > Outdoors: CDU

Coligação Democrática Unitária, (CDU) “A ESQUERDA NECESSÁRIA”

AO LONGO DAS PRÓXIMAS SEMANAS CONVIDO OS SEGUIDORES DESTE BLOGUE A RECORDAREM OS OUTDORS UTILIZADOS NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 1995

AINDA SE LEMBRAM DOS CANDIDATOS?

NÃO!!!!

ANTÓNIO GUTERRES (PS); FERNANDO NOGUEIRA (PSD); CARLOS CARVALHAS (CDU); MANUEL MONTEIRO (CDS/PP)

Suavização – O gabinete de propaganda do Partido Comunista Português (PCP) enfrentava, nestas eleições a tarefa árdua de reposicionar o partido, definitivamente num período pós-queda do muro de Berlim.

Continuando a secundarizar a sua denominação (PCP) sob o nome de uma coligação (CDU), os comunistas precisavam de afirmar o seu «novo» líder, posicionando-se como «a verdadeira esquerda». Porém, é gritante a suavização da imagem revolucionária de cariz operário que o partido sempre assumiu.

Carlos Carvalhas, aparece de fato e gravata e bem podia ser um «capitalista», o vermelho mostra-se timidamente no fundo da assinatura (única afirmação mais revolucionária, mas demasiado quotidiana para surgir como radical) e a própria foice e martelo vem a preto sobre o branco.

Esta foto tem a vantagem de possibilitar a comparação entre o tom actual da comunicação e, em fundo, as famosas pinturas murais de épocas mais revolucionárias. Repare-se também nas suas semelhanças com o design do outdoor de Fernando Nogueira (e nas diferenças, claro: um está colocado à esquerda e o outro á direita; um olha amigavelmente nos olhos o outro mira seriamente o infinito).

Related Posts with Thumbnails

  1. ola paulo so passei para te dar os parabens, desejo-te tudo de bom…….
    bjs raquel, ze,maria e francisca

    • Olá Priminha…

      Tudo bem contigo? Obrigado pelos Parabéns. Quando vens até cá?

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: