Nikon D7000 vs Canon 7D

Antes de mais, quero deixar bem claro que sou nikoquista por natureza e em segundo que é difícil fazer uma comparação destes dois produtos, pois um deles ainda nem sequer saiu para o mercado, neste caso a Nikon D7000. Vamos então a uma Nikon D700 VS Canon 7D?

Enquanto a maioria dos artigos que fui lendo executam comparações com a Canon 60D (que também ainda não se encontra à venda), eu pretendo fazer uma comparação com o equipamento imediatamente a seguir: a Canon 7D, pois acho que comparar a Nikon D7000 com a Canon 60D é um exclusiva perda de tempo, pois considero a Nikon (opinião pessoal, como aliás o é todo o artigo) D7000 claramente superior em vários itens.

Mas voltando à Canon 7D. O ano anterior a Canon lançou para o mercado a Canon 7D, um modelo fenomenal para qualquer canonista. Eu mesmo fiquei tentado em o adquirir, aliás ainda estou meio tentado :), porém este ano a Nikon lançou a D7000, um equipamento à primeira vista inferior, mas… mais barato também. A questão aqui é: A diferença justifica a aquisição de que modelo?

(leia este artigo sobre o lançamento da Nikon D7000)

Abaixo seguem algumas das caracteristicas de ambos os modelos e a verde aquele modelo que possui as melhores caracteristicas. De salientar que nem sempre é algo de grande relevancia, como sendo a data de lançamento por exemplo, mas são factores que devem ser tomados em conta.

Nikon D7000 vs Canon 7D

Nikon D7000 vs Canon 7D

 Nesta pequena comparação tentarei apenas mencionar os elementos mais importantes, depois, cabe a cada um decidir qual o melhor equipamento para o tipo de fotografia que gosta ou necessita de fazer. Lembre-se que um melhor equipamento não faz um melhor fotógrafo. A arte e a técnica cabem-lhe a si, ao equipamento, cabe apenas responder melhor ou pior ao que deseja fazer.

Construção

Algo que achei logo importante desde o inicio é o facto de ambos os equipamentos possuírem liga de magnésio, se bem que, segundo imagens que pude analisar e que podem ver abaixo, a Nikon D7000 possui menos elementos em liga de magnésio do que a Canon, assim sendo, a Canon 7D tem uma protecção adicional uma vez que é quase integralmente construída sob uma ‘pele’ de magnésio. O verso das máquinas porém é igual. Em ambos os casos estão repletas de magnésio.

Preço

A Nikon D7000 é cerca de 300€ mais barata que a Canon 7D, dependo do kit que se pretender adquirir. A diferença de valores não é propriamente uma vantagem seja para quem for, no entanto, é um factor importante para os bolsos da maioria dos Portugueses, é que… sai caro ser pobre!

Qualidade e Versatilidade

Embora a Canon 7D tenha uma maior resolução e um maior número de pixeis efectivos, a Nikon possui um maior sensor de captação que acaba por se tornar muito útil em situações de pouca iluminação. Aqui, é uma questão de escolha: maior qualidade de imagem e maior detalhe, ou maior versatilidade? Ainda no tocante da versatilidade é de salientar que a Nikon D7000 possui um ISO muito mais elevado e, segundo imagens que vi na Photokina, com muito pouco grão perceptível, embora claro, presente. Também ainda em relação à versatilidade, a D7000 possui um maior número de definições pré-definidas para Balanço de brancos, o que se pode tornar muito útil no momento necessário. Em suma se necessitar de fotografar em situações de fraca iluminação, a Nikon D7000 promete ser melhor, por vezes é o suficiente entre ter ou não ter um registo capaz.

Descendo a tabela vemos que a Nikon possui um factor de corte mais reduzido relativamente à Canon 7D. Uma vantagem para a Nikon? Sim, mas depende do tipo de fotografia que pretende captar. Não é um factor de decisão.

Continuando vemos que a Canon 7D capta 8 frames por segundo, contra as 6 da Nikon. Importante? Sim, principalmente se não conseguiu captar a fotografia perfeita. Aqui a Canon tem um ponto valioso que a torna numa semi-profissional indicada para por exemplo desporto de exteriores.

De salientar que a Nikon D7000 possui 39 pontos de focagem que são excelentes para captar belas cenas de desporto, mas a Canon 7D possui 19 pontos cruzados que podem vir a ser muito úteis em situações de pouco contraste, ou reduzida iluminação.

No que toca a vídeo: nada a dizer, A Canon possui mais conhecimento que a Nikon e como tal os modos de vídeo da Canon têm no geral, simplesmente o dobro da performance que o que a Nikon oferece. Se procura um equipamento para fotografar e filmar em igualdade de circunstância, escolha a Canon 7D, caso contrário, continue lendo.

Em relação ao armazenamento, considero que a Nikon possui vantagem ao ter dois suportes de armazenamento, mas mais uma vez, nada que influencie a aquisição do equipamento, a meu ver é claro.

Relativamente à cobertura do visor, como podem ver na tabela é em ambos de 100%, mas o factor de ampliação é 0.06% maior na Canon que na Nikon, embora não seja um factor decisivo é um elemento de distinção e a distinção paga-se. Claro que se a Nikon possui-se o mesmo factor de ampliação, ficava agradecido, no entanto a diferença é irrisória, ainda que favorável à 7D. Da mesma forma acrescento que o facto de a Nikon D7000 possuir mais um milhar de pixeis que a 7D é igualmente irrisório, se bem que neste caso, favorável à Nikon.

Em suma…

Em suma, eliminando as diferentes interpretações que cada um dá ou acrescenta o facto é que se é Canonista, deixe-se envolver pela magia da Canon 7D, pois é um máquina esplêndida e com muito boas características como sendo as 8 fps ou a qualidade de gravação em vídeo. Por outro lado se é um Nikonista, a D7000 vai concerteza surpreendê-lo pela sua performance com ISOS elevados.

Se me dissessem para escolher qual a melhor, sinceramente, não saberia por qual optar. Provavelmente pela Canon por causa dos 8 fps, mas a versatilidade da Nikon deixa-me indeciso… Nikon, Canon, Canon, Nikon…

fontes: Mathew GoreDPReview | Canon | NikonDan Carr

Related Posts with Thumbnails

    • Rogério Ferreira
    • Nov 16th. 2010 3:12am

    Ótimo artigo!
    Mas me responda uma coisa, Muitos estão comentando que em termos prático, a D7000 é a sucessora da D90. É mais ou menos isso mesmo?
    Obrigado

    • Muito sinceramente acho que a D7000 é mais que uma mera sucessora da D90, e digo isto por vários motivos. Um deles é que existe uma série de melhorias que inclusive ultrapassam a D300s, que é um equipamento em termos de gama, superior à D7000.
      Em suma acho que se pode dizer que depende muito de qual o objectivo para o qual pretendemos o equipamento. É importante não esquecer que a D7000 vem dar início a uma remodelação de toda a gama Nikon. Espera-se que o mais tardar até ao início do próximo Verão, a Nikon lance por exemplo a D800 que será a sucessora da D700. Enfim, podemos esperar uma série de novos equipamentos, inclusive talvez a futura D4.

      Espero ter respondido à sua questão. Agora pergunto eu: Também anda interessado em adquirir a D7000?
      Abraço!

  1. Obrigado ao zalle, membro do fórum de fotografia, por me ter alertado para um erro existente nesta comparação.

    • andre guerra
    • Fev 9th. 2011 6:15pm

    Boa tarde

    Estamos para ir a Portugal dia 12/03/2011, e gostaria muito de adquirir uma nikon d7000, até porque tenho lentes nikor – 28-70, 70-210 e 200-400 e gostaria de aproveita-las.

    Poderia, por favor, me informar onde posso adquirir a maquina em Portugal, chegaremos na cidade do Porto, iremos a Leiria e Lisboa.

    Obrigado

    André Guerra

    • Olá André,

      Poderá adquirir no Porto nas seguintes lojas: http://www.affloja.com ou http://www.colorfoto.pt, esta última também existente em Alvalade.

      Sinceramente, a nível nacional apenas recomendo estas duas, mas existem imensas outras boas lojas.

      Boas compras!

    • Diego
    • Mar 17th. 2011 8:36pm

    Otimo post, muito bem explicado.

    • Henrique
    • Mar 27th. 2011 4:08pm

    Eu estava na dúvida e acabei optando pela Canon. Acabei de comprar a Eos 60D com lente EF-S 18-135mm IS, cartão de memória 8GB EXTREME PRO SDHC-UHS-1 (45MB/S) e uma Bag Deluxe da Canon para transportar o kit. Comprei tudo nos EUA, na BHPhotovideo. A princípio fiquei na dúvida entre este modelo e sua rival Nikon D7000. Acabei optando pela Canon devido ao custo-benefício. O kit corpo-lente saiu a 1199,00 dólares; o kit corpo-lente 18-105mm VR da Nikon estava 1499,00 dólares.
    Estou muito satisfeito, a câmera é excelente: auto zoom muito rápido, boa pegada, view finder muito bom, Lcd com uma nitidez imprecionante, excelente qualidade de imagem, até mesmo em ISO elevado, sua tela Q-menu oferece bons acessos às definições de disparo, para quem gosta de videos, a qualidade é excelente. Apesar da estrutura de seu corpo ter sido alterada em ralação ao seu modelo anterior(EOS 50D que tinha o corpo em liga de magnesio), agora com o corpo em aluminio+policarbonato ela ficou mais leve. As únicas vantagens que observei na Nikon D7000 foram os 39 pontos de focagem, contra 9 da Canon e o 100% de frame coverage contra os 96% da Canon. Achei a pegada da Canon mais gostosa também. Talvez por ela ser um pouco maior e mais robusta que a D7000.
    Bom, esta é minha opnião após ter pegado,testado e sentido as duas câmeras na mão. Espero ajudar quem estiver em dúvidas como eu estava.
    Não sou fotógrafo profissional, sou Engenheiro e tenho a fotografia como hobby. Adoro fotografia.
    Abraço a todos.

    • Olá Henrique,
      Antes de mais quero felicitar-te pela tua nova aquisição e pela tua escolha na Canon 60D. Acho que é de fato uma excelente máquina, com uma boa ergonomia. Pessoalmente, tenho preferência pela Nikon, pois já há mais doze anos que trabalho com a Nikon. Sinceramente, se fosse hoje que comprasse um equipamento pela primeira vez, acho que optava pela Canon, pois estão mais fortes no que toca a marketing e aproximação da marca para com os clientes. Além dos mais, aqui em Portugal, é mais fácil adquirir acessórios para a Canon do que para a Nikon. Porém, embora a razão actualmente me puxasse eventualmente para a Canon, a paixão pela fotografia puxa-me sem dúvida para a Nikon.

      Boa compra… agora apenas te desejo uma coisa! Tira o máximo desse equipamento. Esquece o equipamento e usa-o com alma. Vais adorar e conseguir resultados excelentes. Parabéns!

  2. Olá, adorei o post, muito explicativo e preciso para tirar dúvidas.
    Porém assim como você, também tenho uma paixão por nikon, tenho uma d5000, e apesar de muitos não gostarem, nunca deixou a desejar, porém quero um novo equipamento, estou tendo crise pra escolher justamente entre esses dois modelos, d7000 ou 7d.

    Tenho apenas a nikon d5000, e duas lentes, 18-55 e 55-200. Aí vem a vontade de querer uma canon, mas algo dentro ainda pede a nikon.

    Ainda não consegui decidir, até porque infelizmente vou ter que pedir de sites fora do brasil (achar um que entregue no brasil, o que tá dificil).

    hehehe
    beijão.

    • Olá Samia,

      Acima de tudo deixe-me desde já agradecer o seu comentário e permita que dê a minha opinião.
      Estou hoje a terminar um novo artigo a lançar ao final da tarde precisamente dedicado à sucessora da Nikon D5000; a D5100. Ora este modelo vem já equipado com 16,2 Mpx e uma série de características presentes na D7000. Claro que são modelos diferentes, mas também depende do quanto deseja gastar, no entanto, na minha opinião e porque também já passei por essa crise de identidade, acho que devia manter-se fiel à Nikon, não pelas marcas em si, pois como costumo dizer, a Canon é melhor em vídeo e mega pixeis; a Nikon melhor em sistema de focagem e pouca iluminação. Em suma, são as duas grandes marcas, como o é também por exemplo a Pentax e a Sigma.
      Acho que deve manter-se fiel à Nikon porque já possui conhecimento de como a marca funciona: já reparou com certeza que as objectivas funcionam de maneira diferente, que a ergonomia e disposição de funcões é igualmente feita de forma diferente… e acima de tudo, porque você já possui um equipamento e duas objectivas da marca. Agora, mesmo comprando uma (por exemplo) D7000, apenas necessita dispender dinheiro para o corpo e usar uma das objectivas que já tem na Nikon D5000. Mais tarde pode investir numa objectiva prime de 2,8 fixa e continuar a evoluir. Até porque as distâncias focais que possui são excelentes para quase todo o tipo de fotografia.
      Foi assim que eu fiz e não me arrependi. Mas quero deixar bem claro, que isto é apenas uma opinião de quem esteve em tempos indeciso entre a D7000 e a Canon 7D, ambas as marcas com dois equipamentos brutais de características diferentes.
      Abraço!

    • Gustavo Xavier
    • Jun 2nd. 2011 7:36pm

    O texto foi muito esclarecedor! Sou estudante de engenharia mas tenho como paixão a fotografia. Eu só tenho uma duvida, no quesido macrofotografia, botamos as mesmas lentes macro nas duas cameras, qual tu acha que se sairia melhor?
    abraços!

    • Olá.
      Desde já o nosso muito obrigado pelos teus elogios. Tentamos sempre fazer o melhor!
      Muito sinceramente não te sei dizer pois não fiz esse teste. No entanto, e na minha humilde opinião acho que ambas se portariam muitíssimo bem. Dependendo das tuas necessidades, convém ressalvar que embora a 7D tenha maior número de pixeis e a d7000 melhor amplitude ISO, estes fatores por si só não representam maior profundidade de cor, que é, a meu ver o mais importante em termos de macro fotografia.

  3. Ola…
    Meu nome é Daniella e estou prestes a comecar um curso de fotografia.
    Estou com duvidas entre tres tipos de camera, e como nao entendo nada preciso de ajudaaaaa…
    A duvida é entre a Canon 7D e Nikon D90. Ouvi dizer q a Canon 60D tbm é boa.
    Bom, se puderem me ajudar ficarei grata.

    Desde ja, Agradeco!
    Obrigadaaaa

    • Olá Daniella,
      Na minha opinião, sinceramente, a dúvida entre a Nikon D90 e a Canon 7D não se deve colocar, pois esta última é bastante superior a quase todos os níveis. Aliás, do grupo que apresentas, sem qualquer hesitação que a Canon 7D é a grande vencedora, quer por ser mais nova, quer pelos apetrechos que possui. Seguidamente encontra-se a Nikon D90, como sendo um equipamento semi profissional de excelência. A Canon 60D é uma óptima camera, mas apenas se estiveres no inicio da fotografia, pois é claramente o modelo amador aqui do pedaço.
      Pessoalmente colocaria em questão a Nikon D7000 e a Canon 7D, principalmente se não tiveres que te preocupar muito com questões de valores monetários. Se eventualmente quiseres gastar menos dinheiro e ficar igualmente muito bem servida, então não penses duas vezes e compra a Nikon D90.

    • muhammad
    • Jul 3rd. 2011 10:12pm

    bom dia,
    li o artigo e todas as questoes mas mesmo assim persiste a duvida!eu gosto muito de fotografia e de filmagem.percebi que a canon tem vantagem nesses aspectos e a nikon em outros aspectos.na sua opiniao, comparando as vantagens das duas,quais sao as mais valiosas/vantajosas/utilitarias e que se usam com mais frequencia?digo isto porque a qualquer momento posso precisar de filmar e logo a mao tenho uma canon e posso ter uma nikon mas nem sempre usar de noite(pude perceber que tem vantagem em ambientes com pouca luz).
    ja sairam modelos mais recentes que estes?sao melhores ou iguais?
    obrigado

    • Podes não a acreditar, mas chega-se a um ponto que já só uma coisa faz a diferença: a forma como a sentes nas tuas mãos.
      Tens de pegar em ambos os corpos (sim, estes continuam a ser os melhores na sua gama) e experimentar; sentir… é importante sentir!
      Quando o fizeres vais ficar sem dúvidas e vais dizer: é esta. Sinceramente, independentemente da escolha, farás a escolha certa. Não há melhor… mas sim diferente.

  4. Eu tenho uma Sony A550 e um set de lentes bom.
    (Minolta 50mm f/1.7; Minolta 75-300mm e uma Sony 11-18mm)

    Eu ando decepcionado com a Sony justamente pela aparente falta de interesse entre ela e os clientes, e com a falte de equipamentos aqui no Brasil.

    E o meu interesse é comprar outro corpo e manter a Sony como uma câmera secundária. Daí bateu a dúvida: qual deve ser a outra marca? Canon ou Nikon? 7D, D7000 ou D300s?

    Em relação às cores, a Nikon me chama mais a atenção, por ser semelhante à Sony, mas a Canon é mais “comum”, mais fácil de achar material.

    Pra estúdio, qual seria a melhor escolha?
    Obrigado =D

    • Existem imensos factores para optares pela Nikon em detrimento da Canon. Para começar o factor de ampliação é o mesmo, ou seja 1.5; no caso da Canon é um 1.6X. Em termos de ergonómicos, é opinião consensual que a Nikon tem uma ergonomia muito mais amiga que a Canon.
      A Canon, para mim, ganha apenas no vídeo, que tem uma melhor qualidade.
      Ah! Não esquecer que a Nikon está a portar-se maravilhosamente com pouca luz, pois os seus valores ISO estão muito bem conseguidos. Existem na internet imensos comparativos demonstrativos disso mesmo. Agorsa quanto à falta ou não de material… Bem, isso para mim é simples. Comprei, faz duas semanas a D7000 e veio pela transportadora do estrangeiro. Consegui poupar cerca de 150€.

      Em relação ao factor estúdio, qualquer equipamento é um bom equipamento, pois em estúdio consegues controlar todos os factores, principalmente a luz.

      Depois diz-me qual foi a tua escolha e porquê…
      Abraço, boas compras e melhores fotografias :)

    • DANIEL RIBSTER
    • Ago 26th. 2011 8:17pm

    PRA MIM A 7D E TOP ACABEI DE ADQUIRIR NÃO DESMERECENDO A NIKON,QUE TAMBEM E UMA BOA CAMERA FIZ UM COMPARATIVO ANTES DE COMPRAR E VI QUE CANON LEVOU MUITA VANTAGEM ,ACHO QUE NÃO PODIA ESTAR MAIS SATISFEITO COM A AQUISIÇÃO DA 7D .

    • DOUGLAS SILVA
    • Set 16th. 2011 12:25am

    OLA GALERA NA MINHA OPINIÃO A NIKON D7000 NÃO CHEGA AOS PÉS DA CANON 7D PODE VER EM VARIOS REVIEWS NA INTERNET ,A NIKON DE D7000 ESTA MAS PARA SER COMPARA A CANON 60D QUE ESTA NO SEU NIVEL,POREM A NIKON D7000 E BOA ,MAS A CANON 7D REVOLUCIONOU O MERCADO ELA REALMENTE E UMA DAS TOPS ,NÃO DA PARA COMPARAR COM A D7000,ATUALMENTE A CANON 7D ESTA SENDO A MAIS VENDIDA DIACORDO COM O SITE BH E VARIOS OUTROS SITES NA INTERNET , OBS: NÃO TENHO NENHUMA DAS DUAS USO UMA NIKON D700 AMO A NIKON MAS IRIA DE CANON SEM DUVIDAS,TIVE A OPORTUNIDADE DE FICAR UMA SEMANA COM ESSAS DUAS CAMERAS A 7D EA D7000 ,A 7D DA UM BANHO NA D7000 O FATOR ISO QUE TODO MUNDO FALA QUE A NIKON E BOA REALMENTE É ,MAS A CANON DEU UM BANHO A CAMERA TEM UM PROGRAMA DE REDUÇÃO DE RUÍDO NA PROPRIA CAMERA BASTA LIGAR QUE VAI VER QUE A CANON CHEGA AOS PÉS DA NIKON NESSE QUISITO ISSO E MINHA OPINIÃO PESSOAL ESPERO QUE SEJA ÚTIL UM ABRAÇO A TODOS.

    • Bom dia amigo,
      Primeiro e antes de mais e, já disse e re-disse várias vezes, estamos a comparar dois equipamentos de segmentos diferentes, sendo que a Nikon D7000 (que orgulhosamente possuo) é de um segmento semi-profissional e a Canon 7D (com a qual trabalho de quando em vez) já de um segmento profissional. São as próprias marcas que fazem essa distinção nas suas páginas oficiais.
      Segundo, existe uma diferença de cerca de 450€ entre um equipamento e outro.

      Ora a comparação que aqui é feita é a seguinte: ATÉ QUE PONTO A CANON 7D, que custa mais cerca de 450€ vale esse valor acrescentado. Apenas isso e só! A meu ver, não justifica. Trabalho com regularidade com ambas.

    • CELIA VIDAL
    • Set 17th. 2011 4:10pm

    TRABALHO COM FOTOGRAFIA A CINCO ANOS A NIKON SEMPRE FOI O MEU FOCO MAS O LANÇAMENTO DA 7D ME DEIXOU LOUCA ,EXPERIMENTEI O PRODUTO IMAGINEI TAMBEM QUE O ISO SERIA RUIM MAS ME SURPREENDEU ,TEM REALMENTE ESTA FUNÇÃO ANTI RUÍDO ,QUE A QUALIDADE FICOU COMPARADA A NIKON ,FORA A VELOCIDE DE DISPAROS NOSSA DA PRA FAZER 27 FOTOS EM 3 SEGUNDOS FIQUEI IMPRESSIONADA ,POIS NORMALMENTE EQUIPAMENTOS RAPIDOS ASSIM ESTÃO NUMA FAIXA DE PREÇO ABSURDA , NELA NÃO ACHEI O PREÇO TÃO ALTO DA PRA GASTAR MAS UM POUQUINHO ,DIGO UMA COISA COMO DISSE USO NIKON MAS A CANON TAMBEM ESTA DE PARABENS AS DUAS VÃO TE DAR IMAGENS EXPANTOSAS…. POREM APESAR DE SER NIKONZEIRA IRIA DE CANON BEIJOS ….

    • De fato concordo na íntegra contigo. A 7D da Canon e a D7000 da Nikon são dois corpos muito bons, com características verdadeiramente profissionais e ambas com uma qualidade de imagem em termos de profundidade de cor espetaculares.
      Qualquer uma delas seria uma óptima compra, ou uma magnífica prenda se alguém me quiser oferecer ;)

    • Eduardo
    • Out 2nd. 2011 6:57am

    Em qualquer comparação entre as imagens produzidas pela 7D e a D7000, a máquina da Nikon supera a da Canon, em nitidez e definição de cores. A Nikon conseguiu (ou seria melhor dizer que a Sony conseguiu?) fazer um sensor excepcional dessa vez, que consegue entregar imagens quase perfeitas, na maioria das situações. Porém, a D7000 é pequena, leve demais (o peso ajuda muito a equilibrar a câmera contra pequenas tremidas das mãos, algo particularmente importante quando se usa lentes fixas em ambientes com pouca iluminação), e usa cartões SD, que costumam dar erros de leitura e escrita (seria melhor se tivesse um slot SD e outro CF, como na D300s). Particularmente, eu prefiro a Canon 7D, pelo tamanho, peso, localização dos comandos, robustez e por usar cartão CF, mas devo admitir que as imagens que a Nikon D7000 produz são superiores, por uma pequena margem, mas são.

    • MARCELO
    • Nov 15th. 2011 7:44pm

    OLÁ PESSOAL!

    PRECISO DE UMA MÁQUINA PARA FOTOGRAFAR PRÉDIOS, PAISAGENS E ARQUITETURA DE UM MODO GERAL, MAS FAZER TRABALHOS PARALELOS EM TEATROS, PRINCIPALMETE, REGISTRAR MOVIMENTOS DE DANÇA, E GERALMENTE EM TEATROS O TRABALHO É FEITO COM ILUMINAÇÕES BAIXAS, JUNTEI UM CAPITAL PARA COMPRAR UMA CANON 7D OU UMA NIKON D7000. PRECISO DE AJUDA, OBSERVEI A DIFERENÇA ENTRE ELAS, MAS AINDA ESTOU EM DÚVIDA, ENTÃO, PERGUNTO: QUAL SERIA A MELHOR CAMARA PARA ESSES SEGMENTOS DE ARQUITETURA E ARTISTICOS?

    • Olá Marcelo,
      Para fotografar edífcios, qualquer uma das máquinas é mais do que excelente. O importante é ter objectivas grande angular, agora para fotografar com pouca iluminação, sugiro que optes pela D7000 da Nikon que possui um melhor comportamento que a 7D da Canon.

  5. Oi Paulo
    Em boa hora a leitura deste artigo.
    Estou querendo comprar uma máquina nova e tinha pensado inicialmente na D90. Um colega me indicou a D7000 e então saí à procura de análises comparativas.
    Teu artigo esclareceu bastante.

    Obrigado

    Eliel

  6. Paulo

    dei uma lida geral nos comentários
    muito útil realmente essas comparações, diferentes opiniões…
    só fiquem com uma curiosidade, você pode dizer onde comprou a sua D7000? tem algum site que eu possa encontrar e comprar daqui do Brasil?

    Obrigado

    • Olá Eliel,

      No meu caso comprei aqui numa loja em Portugal. No Brasil, sinceramente não faço ideia! Quem pode dar uma ajuda aqui ao Eliel?

    • wand
    • Dez 7th. 2011 10:49pm

    Paulo,
    Muito úteis seu texto e comparações entre as câmeras, mas continuo em dúvida entre as duas. Tenho uma câmera de entrada (canon 450D), com duas lentes básicas e flash 580EX. Quero trocar de câmera, mas procuro a que precise de pouco ou o mínimo de tratamento nas imagens. Por ter equipamento canon, penso na 7D, mas será que a imagem dela tem nitidez, cor e contraste bons o suficiente para minimizar o tratamento? Cubro eventos em geral, geralmente ambiente fechado e iluminação artificial.
    Obrigada.
    Obs: no Brasil, o Eliel poderá procurar na região das ruas conselheiro crispiniano e 7 de abril, em SP. Há diversas lojas que enviam equipamentos por sedex.

    • Pois bem, eis uma questão deveras complicada, uma vez que a qualidade de imagem é por vezes muito relativa consoante os olhos que as vêem, no entanto porém, segundo o laboratório independente DPReview (o qual acompanho regularmente e que em muita consideração estimo os seus comentários e análises) a Nikon D7000 é superior em termos de qualidade de imagem (RAW e JPEG), bem como em condições de pouca luminosidade. Por sinal, precisamente aquilo que está a questionar. Mas, a melhor forma é mesmo dar uma olhada ao website e fazer a sua análise. Deixo-lhe aqui já os links diretos para imagens de amostra quer da Canon 7D, quer da Nikon D7000. A escolha, essa, deve ser você mesmo a tomar de acordo com o tipo de imagem que mais aprecia. Eu, prefiro os tons de imagem da Nikon, mas isso sou eu… ;)

    • Obrigado pela ajuda dada aqui ao Eliel :)

        • Gerson
        • Jan 7th. 2012 8:07pm

        Excelente se comentario Paulo, comprei uma D90, excelente para quem estava começãndo e dá para continuar muito, me apaxonei pela marca Nikon, quero buscar outra máquina, meu filho comprou a canon 7 D,e u fiquei na dúvida de exprimentar a canon ou seguir com a Nikon d 7000, pretendo utlilizar para fotografar eventos(como casmentos, etc) com c anon eu poderia partilhar lente com o meu filho. as ainda tenho dúvidas até pela distribuição dos comando na camera, e resistencia pela marca Nikon. Fico na dúvida, pois estimo muito a qualidade de imagem. Alguém poderia dar uma sugestão?

        • Escusado será dizer que no meu caso não tenho dúvidas algumas. Já tive oportunidade de trabalhar com alguns equipamentos Canon, nomeadamente a 5D Mk II e a 7D, posso afirmar pois com conhecimento de causa, aquilo que muitos defendem… a Nikon é verdadeiramente mais ergonómica.
          No entanto, além disso, segundo um laboratório independente, o qual uso com regularidade, afirma que a Nikon D7000 obtêm melhores resultados com fraca iluminação e que no geral possui melhor qualidade de imagem quer em ficheiros Jpeg quer em ficheiro RAW. Também diz que em termos ergonómicos a 7D é mais prática que a D7000, embora eu discorde, mas talvez porque estou habituadíssimo a trabalhar com Nikons há mais de uma década.
          Quero no entanto dizer que quando tive oportunidade de trabalhar com a 7D, fiquei mais entusiasmado com o filme desta última do que com o da Nikon. No entanto porém, o filme para mim não é relevante.

    • marcus
    • Jan 10th. 2012 12:55pm

    bom dia excelentes comentários, comprei a d7000 para minha filha(14 anos)ela adora fotografar é um bom equipamento para iniciantes?

    • É um excelente equipamento para todos aqueles que levam a fotografia a sério, quanto mais o será para iniciantes. Óptima aquisição. Espero que ela se divirta imenso a explorar a fotografia com a sua nova Nikon D7000.
      Boas fotos :)

    • Marcio Costa
    • Fev 22nd. 2012 12:43am

    Olá amigos,
    Gostei muito do comentário, realmente a ficha técnica da Canon 7d é melhor do que a nikon d7ooo. Concordo plenamente, mas quem gosta de
    ficar rodeando técnico para concertar câmera deve escolher a Canon,
    sou nikonzeiro há muitos anos e não quero ficar passando raiva com Canon.

    • Sim, acima de tudo convém lembrar que em termos técnicos, hoje os equipamentos oferecem todos uma boa panóplia de soluções.

  7. Eu recomendo a nikon d7000, adoro ela! Se desejar uma camera mais barata, a d90, é bastante parecida com a d7000, e é muito mais camera que as t1i, t2i e t3i da vida, basta pegar na mão para ver a diferença, as cameras de entrada da Canon parecem frágeis e de brinquedo. O que fará a diferença será você e não a camera! Se preocupem mais com as lentes, ao escolher uma camera da Nikon ou Canon, pense no conjunto de lentes que no futuro pretende possuir, eu gosto muito dos atalhos da Nikon, é uma escolha que tem mais haver com o modo de trabalho, algumas das lentes da Nikon são mais caras que as da Canon, mas se você ler sobre elas, verá que terá alternativas melhores, enquanto a Canon, usa as siglas L para suas lentes melhores. Realmente a comparação esta certa, a d7000 é superior em tudo com relação a 60d, a 60d apenas tem o visor que para quem gosta de fazer filmes pode ser útil. Já a 7d, é uma camera com a construção melhor que a da Nikon, mas fora isso a d7000 ao meu ver é melhor em quase tudo e a diferença é muito mais a criatividade e talento que a máquina. Considero a 7d uma camera cara, eu pensaria em uma 5d mark II se realmente deseja Canon e ñ trocar de camera tão cedo, pois é fullframe. O melhor conjunto para quem deseja começar seriamente e com inteligencia na fotografia, por experiência própria seria a D90 só o corpo+a lente 35mm 1.8(fixa)!

    • José Rafael
    • Jun 18th. 2012 11:46pm

    Aos conhecedores da Canon7D gostaria de perguntar se haverá diferenças significativas entre o modelo saído em 2010 e os modelos mais actuais.

    • Normalmente, as únicas diferenças prendem-se com o firmware existente, mas isso é facilmente atualizavel, basta ir ao site da Canon e descarregar a atualização. Por isso não te preocupes, o corpo é rigorosamente o mesmo, o que muda são apenas as atualizações de firmware.

    • Luiz Paiva de Sousa
    • Jul 14th. 2012 9:26pm

    Obrigado ao Paulo e a todos os que contribuiram com a opinão.
    Estou como o “tolo no meio da ponte”…
    Tinha uma Nikon D80 que não sei onde pus…assim que queria comprar uma maquina nova e ando a ver os sites para ter opinião de quem entende.
    Preço não é problema, mas tb nao quero comprar algo que seja demais para o que eu quero…uma fotos de ferias, viagens e familia…e que a maquina ajude, pois nao tenho grandes conhecimentos de foto…
    Uma vez mais obrigado

    • Olá Luiz,

      Tendo em conta aquilo que expões, sugeria-te uma D5100 ou equivalente, pois é o ideal para tudo aquilo que pretendes e ainda te permite explorar com mais afinco outras possibilidades. No entanto, se tiveres ainda objetivas da Nikon D80, então pensa antes na D7000 (é já uma semi-profissional) de forma a que possas utilizar as objetivas e não necessites de comprar novas :)

    • Luiz
    • Ago 15th. 2012 2:41pm

    Bom dia Gostaria de saber qual o lançamneto mais recente da melhor maquina fotográfica profissional existente no mercado? CANNON ou NIKON.

    Tem como me passar uma configuração boa da melhor marca para que eu possa comprar? Estou indo para os EUA e quero compra-la.

    Obrigado

    Luiz

    • Gosto da tua atitude, mas a verdade é mais simples: estás porventura, assim sem mais nem menos, disposto a dispender cerca de 7 ou 8 mil dolares num equipamento fotográfico? Com que finalidade?

    • Sandro
    • Ago 23rd. 2012 1:54am

    Pessoal,

    Inicialmente, parabéns a todos pelos comentários. Também estou em dúvida entre a Nikon d7000 e a Canon 7D. Dizem que a qualidade da foto da 7d é melhor e que é mais silenciosa, principalmente quando se está filmando. Minha principal dúvida é quanto à filmagem da 7d que dizem ser melhor: como pode ser melhor com foco manual? Como se filma com foco manual, principalmente quando se tem movimento? Alguém pode me ajudar? Não tenho experiência com máquinas SLR digitais, apenas com analógicas. Não sou fotógrafo profissional. A câmera será utilizada para fotografar paisagens, praia, pôr do sol, viagens, animais, crianças. Atualmente tenho uma Nikon P500, mas estou querendo uma SLR.
    Vi em vários sites, como no http://snapsort.com/compare/Canon_EOS_7D-vs-Nikon_D7000, que a D7000 ganha da 7D, mas continuo em dúvida. Alguém pode me ajudar?

    • lana
    • Out 29th. 2013 4:08am

    Samia Calixto :
    Olá, adorei o post, muito explicativo e preciso para tirar dúvidas.
    Porém assim como você, também tenho uma paixão por nikon, tenho uma d5000, e apesar de muitos não gostarem, nunca deixou a desejar, porém quero um novo equipamento, estou tendo crise pra escolher justamente entre esses dois modelos, d7000 ou 7d.
    Tenho apenas a nikon d5000, e duas lentes, 18-55 e 55-200. Aí vem a vontade de querer uma canon, mas algo dentro ainda pede a nikon.
    Ainda não consegui decidir, até porque infelizmente vou ter que pedir de sites fora do brasil (achar um que entregue no brasil, o que tá dificil).
    hehehe

    • Compare primeiro, faça testes…
      A filosofia de uma e outra marca são diferentes, não só os equipamentos.

  1. No trackbacks yet.

Spam protection by WP Captcha-Free

%d bloggers like this: